As equipes de resgate encontraram mais 26 corpos na mina de carvão chinesa afetada por uma explosão na província de Shanxi, no norte da China, elevando o número total de mortos no acidente a 105, informou hoje a agência oficial chinesa "Xinhua".
A explosão aconteceu na mina de carvão de Xinyao, no distrito de Hongtong, na cidade de Linfen. Segundo os últimos números divulgados, havia 120 trabalhadores no subsolo, nove a mais que o total anunciado inicialmente, e só 15 escaparam. As primeiras investigações indicam que a explosão aconteceu por causa de atividades de mineração ilegais.
As autoridades locais informaram que a explosão aconteceu às 23h15 de quarta-feira (13h15 de Brasília). Mas as equipes de resgate só foram informadas na madrugada de quinta-feira.
Segundo as mesmas fontes, citadas pela "Xinhua", os encarregados da mina tentaram ocultar o acidente. Isso atrasou a chegada dos serviços de emergência e aumentou o número de mortos. A equipe de investigação tenta identificar as vítimas e esclarecer as causas da nova tragédia no setor do carvão chinês.
(Efe,
UOL, 07/12/2007)