Ambientalistas devolveram 9 milhões de animais ao mar e conscientizam populaçãoO Projeto Tamar, criado para proteger as tartarugas marinhas brasileiras, comemora uma vitória que poucos ambientalistas do mundo alcançaram, informa o site G1. Os biólogos anunciaram nesta quarta-feira, na Bahia, que três das cinco espécies encontradas no litoral brasileiro estão em recuperação.
Foi constatado o crescimento do número de desovas das tartarugas Cabeçuda, Oliva e de Pente. O número de desovas da tartaruga de Couro também aumentou.
Daqui a três semanas, o projeto vai completar 28 anos. Nesse período, já lançou ao mar 9 milhões de tartarugas. Quando o projeto estava no início, a pesca, a captura de fêmeas e a destruição dos ninhos acabavam com os animais.
Muitos pescadores também não gostavam da fiscalização e entravam em conflito com os ambientalistas, mas filhos e netos de pescadores cresceram com um pensamento diferente.
Atualmente, o projeto emprega mais de 10% da população da vila de Regência, em Linhares, Espírito Santo. Até uma aldeia indígena da região colabora e não mata mais tartarugas — apesar de ter autorização da lei.
(
Zero Hora, 07/12/2007)