A Consultoria Agroplan, de Uruguaiana, faturou o 3° Prêmio de Responsabilidade Ambiental, promovido pela Organização Não-governamental Borboleta Azul. Considerado o “Oscar” do meio ambiente no Rio Grande do Sul, o prêmio homenageia as instituições que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a proteção da fauna e da flora. A cerimônia será realizada no Teatro São Pedro, na próxima sexta-feira (7).
A empresa presta assistência técnica aos produtores de arroz da Fronteira Oeste gaúcha. Conforme o agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Uruguaiana, Gustavo Hernandes, o projeto premiado diminui o volume de água na lavoura através de taipas baixas. “Essas taipas proporcionam uma lâmina de água menor, o que reduz em 22% a utilização do recurso nas áreas de arroz”, afirma o agrônomo.
Além disso, a velocidade de entrada da água na lavoura aumenta 40%. Hernandes ressalta que a Agroplan é parceira do Irga no Projeto 10, que difunde o manejo da lavoura em cinco pontos chaves: adequação do solo para o plantio, época de semeadura correta, adubação equilibrada com uréia no seco, controle precoce das plantas daninhas e início da irrigação quando a planta atingir três ou quatro folhas. “A empresa, juntamente com o Irga, busca promover a sustentabilidade ambiental da lavoura de arroz”, finaliza Hernandes.
(Governo do RS, 06/12/2007)