O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, embarcou nesta quarta-feira (05/12) para a Indonésia, no sudeste asiático, para participar da 13ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-13), que ocorre em Bali.
Junto com ele também foram a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e o ministro Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia). O encontro internacional, que termina no próximo dia 13, reúne representantes de190 países desde segunda-feira (03/12).
Antes da viagem, Amorim fez uma crítica aos países desenvolvidos que, segundo ele, tratam as questões ambientais com duas faces.
"Uma, de bom moço, de quem promove causas benéficas para o mundo. Outra, que em geral fica escondida, é a face protecionista, a face de quem quer apenas obter mais lucro com a venda de seus produtos".
Segundo o ministro, esses países não abrem seus mercados para os produtos que beneficiariam os países em desenvolvimento ao mesmo tempo que dizem defender o objetivo do meio ambiente e da mudança climática no mundo.
Para Amorim, esses países precisam manter coerência sobre os interesses defendidos tanto em Bali quanto na Organização Mundial do Comércio (OMC).
(Por Stênio Ribeiro, Agência Brasil, 05/12/2007)