O deputado Sandro Boka (PMDB) formalizou, nesta quarta-feira (05/12), a criação da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento de Portos e Hidrovias Gaúchas.
Conforme o deputado, a Frente pretende dar continuidade às discussões iniciadas durante o funcionamento da Subcomissão para o Desenvolvimento do Porto do Rio Grande, além de contribuir para o melhor uso das aquavias e pelo desenvolvimento das cidades com acesso hidroviário. Boka explicou que a Frente irá prosseguir nas cobranças por melhorias ao Porto do Rio Grande, buscando a execução das obras de aumento de calado, extensão dos molhes de acesso à Barra e, sobretudo, pela conquista da autonomia financeira. “As discussões não foram encerradas com o término da Subcomissão. Pretendemos dar continuidade às cobranças por melhorias que garantam maior competitividade e conquistas ao Porto do Rio Grande”, apontou, acrescentando que a Frente será um fórum permanente no Legislativo gaúcho. “As discussões acerca de entraves do Porto do Rio Grande e das hidrovias não devem ficar limitas ao tempo de existência de uma Subcomissão”, frisou ao justificar a implantação da Frente.
Sandro Boka afirmou que o Rio Grande do Sul possui uma extensa malha hidroviária, formada por rios, lagos e lagoas navegáveis que atravessam o seu território, mas, desse enorme potencial, menos de 4% é aproveitado no transporte de cargas. “Pretendemos estudar os problemas existentes e apresentar soluções para uma melhor utilização de nossas aquavias no escoamento da produção gaúcha”, disse o peemedebista.
Boka reforçou que o modal hidroviário, além de ligar os municípios do interior até o Porto do Rio Grande, traria desenvolvimento para mais de 60 municípios. “Na medida em que houver maior incentivo ao uso das hidrovias para o transporte de cargas, teremos geração de empregos, redução de custos”, disse. O deputado explicou que o uso ideal do modal hidrográfico favoreceria a implantação de distritos industriais nas cidades próximas à Lagoa dos Patos e Mirim.
A Frente Parlamentar pelo desenvolvimento de Portos e Hidrovias Gaúchas recebeu a adesão de deputados de todas as bancadas da Assembléia Legislativa.
(Por Leonardo Nunes, Agência de Notícias AL-RS, 05/12/2007)