Grupo reuniu-se mais uma vez semana passada para discutir soluções para o impasse
Lajeado - Após o surgimento de algumas denúncias sobre a aplicação de herbicidas em lavouras localizadas na área urbana do município, lideranças relacionadas ao meio rural constituíram uma comissão de trabalho que busca soluções para os problemas existentes.
Na manhã de quarta-feira uma nova reunião foi convocada nas dependências da Associação Rural (Arla) para avaliar a situação. Estiveram representados o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a Arla, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Câmara de Vereadores e um produtor rural.
A questão foi levantada pelo fato de alguns cultivos agrícolas, que precisam de pulverização, estar localizados perto de novos loteamentos. Como a legislação existente não permite aplicação desses produtos próximos a residências, todos esses segmentos se uniram na busca por uma alternativa.
Como não será possível a alteração da legislação ambiental federal, os membros da comissão estudam a possibilidade da criação de um dispositivo em lei municipal para que essas propriedades se coloquem na legalidade. A primeira idéia, a partir da engenheira agrônoma Anelise Bohn, é de que seja estudada a possibilidade da criação de ilhas de propriedades rurais, mediante a observância do que reza a legislação, para que possam assim ser licenciadas.
Sem burocracia
A manifestação do presidente do STR, Adilson Metz, se for possível definir regras para essa situação, através de um projeto de lei, via Legislativo municipal, é de que não crie mais custos ou burocracia para o licenciamento das propriedades.
O secretário de Agricultura, Círio Schneider, colocou que é preciso avaliar bem o assunto antes da criação de uma lei específica, enquanto o vereador Waldir Blau acha que é necessário o uso do bom senso entre as partes. "Se obedecermos o rigor da lei não faremos mais nada", opina.
O próximo passo definido pelos participantes será um encontro com a prefeita Carmen Regina Cardoso, Secretaria de Planejamento e assessoria jurídica da prefeitura, além de consulta a órgãos que cuidam da questão ambiental.
O grupo tem nova reunião hoje, às 9h, na sala de reuniões da Arla.
(Por Celso C. Prediger, O Informativo do Vale, 05/12/2007)