Mesmo com chuva, famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra voltaram a bloquear a BR-163 no Nortão - a principal rodovia ligando a região a capital. Eles estão a cerca de 60 km de Sinop, sentido Itaúba, e alertam que só vão liberar a passagem de veículos quando tiverem uma resposta positiva das cobranças feitas ao Incra, entre elas a reintegração de posse da fazenda Panorama, que já vem sendo disputada na Justiça há algum tempo. O movimento ainda não confirmou se vai liberar a pista das 12h às 13h como ocorreu nesta segunda-feira.
À tarde, após horas parados, caminhoneiros se revoltaram e ameaçaram furar o bloqueio. Conforme Só Notícias já informou, eles atravessaram caminhões no acostamento até para evitar a passagem de ambulâncias - que estavam liberadas pelos sem terra. Houve discussão e momentos de tensão. Sem terra acabaram pegando foices e facões mas, diante da revolta de centenas de pessoas que estavam mais de 5 horas esperando, acabaram liberando a pista, por volta das 19h.
Ontem (04/12), um dos integrantes do movimento disse, ao Só Notícias, que representantes estão negociando com o Incra em Cuiabá e Colíder.
(
Só Notícias, 04/12/2007)