O prefeito José Fogaça vai ao bairro Restinga nesta quarta-feira (05/12) dar início efetivo ao Programa Integrado Socioambiental (Pisa). A direção do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), representada pelo diretor-geral Flávio Presser e superintendentes, mais o coordenador do Pisa, Carlos Fernando Marins, recebem a imprensa para uma coletiva, no próprio local das obras (Avenida Nilo Wulff esquina Avenida Ignes Fagundes), a partir das 15h.
O Socioambiental é o programa que vai ampliar a capacidade de tratamento dos esgotos da cidade de Porto Alegre dos atuais 27% para 77%, até 2012, possibilitando a recuperação progressiva da balneabilidade das praias do Lago Guaíba em um período estimado de vinte anos. O Programa está orçado em R$ 413,6 milhões, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica Federal, via Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo federal. As negociações com o principal financiador – o BID - começaram em 2000, mas foram suspensas em 2003 devido ao déficit nas contas da Prefeitura.
Em 2005, após restabelecer o equilíbrio financeiro do município por três exercícios consecutivos, o prefeito José Fogaça apresentou novamente a proposta em Washington (EUA) e as tratativas recomeçaram. Desde o ano passado foram realizadas sucessivas missões de preparação e, em 2007, houve a assinatura dos primeiros financiamentos.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 05/12/2007)