Na segunda (03/12), duas caminhonetes brancas invadiram a propriedade La María durante os protestos dos indígenas, e levaram Luis Felipe Yalanda e James Uyuené Teneuel, ambos de 16 anos, a força. Os jovens foram trasladados para Popayán e, apesar do ocorrido, existem dúvidas quanto ao vínculo destes com o motim.
Os atos da Libertação da Mãe Terra, pelos indígenas do norte de Cauca, já produziram conseqüências violentas por parte das forças militares e policiais quando lançaram gases e dispararam contra os protestantes, além de criminalizar os participantes que fazem parte dos boletins mobilizados nos atos da Libertação.
De acordo com a Fundação Comitê Solidariedade com Presos Políticos, essas ações violentas dos organismos de segurança do Estado objetivam deslegitimar as mobilizações coletivas das comunidades indígenas que reclamam publicamente a falta do Governo quanto às políticas agrárias por eles realizadas, tornando-se contínua as repressões e ameaças setores camponeses e indígenas.
(
Adital, 04/12/2007)