Teutônia - A Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda. (Certel) promove hoje café da manhã, quando divulga seu novo projeto ambiental. É o Energia Verde, que objetiva estimular a consciência ambiental de empresas e seus parceiros. Vai ao encontro do trabalho desenvolvido pela cooperativa há anos, período em que fomenta a também formação da consciência em demais instituições e comunidade.
O projeto visa identificar os Gases de Efeito Estufa (GEEs) e assim obter uma estimativa da quantidade de gás carbônico emitido pela Certel e empresas associadas para neutralizar as emissões de carbono. As parceiras do projeto recebem o selo Carbono Neutro da cooperativa em parceria com a empresa Max Ambiental, consultora integrada à iniciativa. Desde o início deste ano a Certel passou a ser a primeira organização do Rio Grande do Sul a receber o selo.
"A importância do projeto está em demonstrar que é possível fazer algo para amenizar os efeitos das mudanças climáticas", destaca o responsável pelo setor ambiental, engenheiro agrônomo Ricardo Jasper. As empresas que têm o reconhecimento são destacadas em nível de mercado pelo esforço, obtendo maior visibilidade e retorno em seus negócios. "Não basta neutralizar, mas é fundamental reduzir as emissões, o que também é proposta do projeto", finaliza.
(O Informativo do Vale, 05/12/2007)