Caxias do Sul - O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) conquistou o Prêmio Responsabilidade Ambiental/RS 2007, promovido pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul e Associação Riograndense de Imprensa (ARI), com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O prêmio, conhecido como "Oscar do Meio Ambiente", está na terceira edição e será entregue sexta-feira, às 20h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
O Samae foi premiado com o case Sanear é preciso - Projeto de despoluição dos arroios que atravessam a cidade de Caxias do Sul. Ele mostra como a prefeitura está implementando um amplo programa de saneamento, cujos investimentos são da ordem de R$ 120 milhões. A meta é atingir o índice de 86% da população com esgotos tratados. Parte desse trabalho foi conhecido nesta semana com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Cânyon.
Para o diretor-geral do Samae, Marcus Vinícius Caberlon, a premiação é fruto do trabalho dos cerca de 400 colaboradores da autarquia.
Mais de cem cases foram inscritos para o prêmio, sendo que dos 25 premiados o Samae é a única instituição pública. Entre as empresas agraciadas estão Aracruz, Doux Frangosul, Grupo Pileco e Emater de Nova Bassano. O objetivo é reconhecer o trabalho e a preocupação de empresas e profissionais que, com suas ações, contribuem para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável.
(O Pioneiro, 05/12/2007)