Os consumidores de energia pagaram este ano, em média, menos 10% no preço da tarifa. A diretora Econômico-Financeira da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Lívia de Sá Baião, atribui a queda no preço à maior eficiência de sete grandes empresas do setor, que participaram do segundo ciclo de revisão tarifária promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Sete empresas de distribuição passaram pelo segundo ciclo de revisão tarifária. E, em média, essas empresas tiveram uma redução da tarifa de 10%. Isto é, a média foi negativa, para ser mais exata em 9,55%, principalmente por causa do ganho de produtividade das distribuidoras”, explicou Lívia Baião.
As distribuidoras são a Eletropaulo, a Bandeirantes, a Piratininga e a Elektro, em São Paulo, e a Escelsa (ES), a Coelce (CE) e a Celpa (PA).
A diretora da entidade disse que mantém a expectativa de continuidade da tendência de diminuição da tarifa para os consumidores, uma vez que 36 distribuidoras participarão do processo de revisão tarifária.
As sete distribuidoras representam um quarto do mercado da energia distribuída no Brasil. A revisão tarifária é feita pela Aneel de quatro em quatro anos, em média, para a maioria das empresas, embora haja algumas em que a revisão acontece de cinco em cinco anos.
(Por Alana Gandra, Agência Brasil, 04/12/2007)