O deputado Raul Carrion (PCdoB) protocolou o Projeto de Lei 439/07, que declara a Associação Satélite Prontidão como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta valoriza a entidade que é referência na resistência cultural da comunidade negra do Rio Grande do Sul.
Segundo a proposição, o projeto é justificado pela contribuição histórica que esta entidade deu ao resgate da auto-estima do povo negro. Segundo Carrion, a endidade precisa ser valorizada pelo trabalho centenário realizado, mantendo-se um espaço de resgate da contribuição histórica e de congregação e entretenimento das comunidade negra.
A atual Associação Satélite Prontidão surgiu de um processo que teve origem em 20 de abril de 1902, início do século vinte, passados quatorze anos da abolição da escravatura, quando algumas famílias da comunidade negra, unidas no propósito de construir uma sociedade que pudesse abrigar a cultura, as idéias e os costumes do provo negro, bem como fosse um espaço de lazer e entretenimento, fundaram a Sociedade Satélite Porto-Alegrense.
A Associação Satélite-Prontidão foi considerada de utilidade pública no âmbito do Município de Porto Alegre, pela Lei n° 7425, de 11 de maio de 1994, promulgada pelo Prefeito Tarso Genro. No ano de 1997, a Associação passou a ser considerada de utilidade pública no âmbito do Estado, pelo Decreto Lei de n° 1130 de 24 de julho de 1949, regulamentado e alterado por outros decretos.
Hoje, além de desenvolver as atividades tradicionais, são projetos em atividade o pré-vestibular da ASP, criado em 1996 para pessoas carentes; o Jovem no Mercado de Trabalho, criado em 1988; o Troféu Zumbi dos Palmares, criado em 1988; o Grupo Solidariedade, criado em 2005. O projeto segue agora para apreciação no Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia.
(Por Isabela Soares, Agência de Notícias AL-RS, 05/12/2007)