O líder da bancada do PDT na Assembléia Legislativa, deputado Adroaldo Loureiro (PDT) recebeu nesta terça-feira (04/12) o convite para participar da palestra Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que ocorre no próximo 12, no auditório da Escola Superior da Magistratura. A promoção é do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, com apoio da Ipiranga Petroquímica, Braskem e Ajuris.
Loureiro é autor do projeto de lei que pretende restringir o uso de sacolas plásticas produzidas à base de petróleo, substituindo-as gradativamente por uma material menos danoso ao meio-ambiente, como as sacolas oxibiodegradáveis, feitas a partir do etanol (cana-de-açucar), por exemplo. O projeto aguarda parecer do relator, deputado Paulo Odone (PPS), na Comissão de Constituição e Justiça.
Na Braskem, de Triunfo, uma unidade da empresa deverá receber investimentos de US$ 150 milhões, para começar a produzir o chamado plástico verde, à base de etanol, a partir do próximo ano. A Braskem já possui certificação internacional do produto.
Na entrega do convite para o deputado Loureiro, estavam presentes o vice-presidente da Braskem, Alexandrino de Alencar; e os diretore da Ipiranga Petroquímica, Ricardo Lupion e Eduardo Tergolina.
(Por João Silvestre, Agência de Notícias AL-RS, 05/12/2007)