O processo de transformação de lixo em fertilizante será o tema central da mesa-redonda Compostagem como Solução para o Problema dos Resíduos Orgânicos Urbanos, Industriais e Rurais, realizado hoje, na Estação Experimental Cascata (EEC/Embrapa Clima Temperado - BR-392, no 9º Distrito de Pelotas (Monte Bonito).
De acordo com o organizador do evento, pesquisador Luís Fernando Wolff, a atividade é voltada para a agricultura de base ecológica, pela compostagem ser vista como ferramenta para os agricultores eliminarem o impacto ambiental das criações animais (suíno, ave e gado confinado) e gerar produtos de alto valor para recuperar solos degradados: o adubo.
Além da microbiologia do composto, será abordado o destino para os resíduos orgânicos de origem urbana, industrial e rural. Durante o evento será discutida, ainda, a questão de engenharia da compostagem e apresentados relatos de experiências realizadas na Alemanha e em municípios do Estado, como Novo Hamburgo e Montenegro. Inserido ao Projeto Rede de Referência em Agricultura Familiar de Base Ecológica, o evento é aberto ao público em geral e terá palestras ministradas durante toda a manhã.
(Diário Popular, 04/12/2007)