Desde o início desta semana, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) opera com um equipamento inédito na história da limpeza urbana de Porto Alegre. Trata-se de um "picador de poda" acoplado a um caminhão, o que aumenta significativamente a eficiência da coleta do lixo público. "É um equipamento que foi instalado entre a cabine e a caçamba, que transforma galhos de qualquer tamanho em resíduos muito pequenos", explica Régis Galvão, o diretor da Divisão de Limpeza e Coleta (DLC) do DMLU, o idealizador do equipamento que a empresa Construrbam acaba de viabilizar.
Os focos de lixo espalhados pela cidade são uma das maiores preocupações do DMLU já há algum tempo. A necessidade específica de recolher tanta vegetação, tantos galhos, aguçou a imaginação dos responsáveis pelo problema. "Aí, nós tivemos a idéia de fazer essa montagem e a empresa que está chegando gostou, porque eles recebem pelo peso do que coletam e a poda de árvores tem muito volume para pouco peso", explica Galvão.
Com o equipamento picador de poda adaptado ao caminhão, não são necessárias tantas viagens e há tanto um bom ganho de tempo quanto economia de combustível. "Para se ter uma idéia da vantagem, com a diminuição do volume, a caçamba do caminhão pode levar dez vezes mais peso", garante Galvão, que não tem conhecimento de uso desse equipamento em nenhum outro estado do Brasil.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 04/12/2007)