A secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, virá a Rio Grande, até o final do ano, rediscutir o projeto habitacional da Prefeitura Municipal para as famílias do bairro Getúlio Vargas.
Segundo o representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Gilmar Ávila, a visita incluirá ainda um percurso pelos bairros atingidos, além da reunião com o Executivo.
"A secretária ficou preocupada, pois os projetos não solucionarão o problema. Além das famílias atingidas pela expansão portuária, aquelas que vivem junto à linha ferroviária, no mesmo bairro, também terão que sair, e o projeto habitacional não prevê este reassentamento", argumenta Ávila.
Diz ainda que o prazo estipulado pelo próprio governo - fevereiro de 2008 - deverá ser estendido para que o Município não perca a verba assegurada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em R$ 22 milhões.
A assessora do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Ereda, também virá ao Município. Além do aumento do prazo, ela fará uma visita aos moradores do bairro Cidade de Águeda.
(Por Mônica Caldeira, Jornal Agora, 04/12/2007)