Santa Cruz do Sul - Encontrar um substituto natural para o petróleo, que represente menos poluição e rendimento para um número maior de pessoas, tem sido o objetivo dos testes com combustíveis diferenciados. O biodiesel é um deles, feito a partir de plantas oleagenosas, como o girassol, utilizado em 23 lavouras experimentais dos vales do Taquari e Rio Pardo em projeto promovido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a partir da segunda fase.
Os resultados têm sido satisfatórios, conforme afirma o vice-presidente da Afubra e coordenador, Heitor Álvaro Petry. As sementes do girassol são esmagadas e formatadas como tortas, utilizadas como alimento para os animais. O óleo obtido nesse processo vai para o processamento de biodiesel na Unisc, depois retorna, como combustível, para ser utilizado no maquinário da lavoura. "A avaliação dos produtores é positiva, tendo repercutido até no aumento da produção de leite", conta.
Em recente reunião em Arvorezinha, os produtores apresentaram os resultados obtidos em suas lavouras e demonstraram sua satisfação. "Se os resultados continuarem positivos vamos identificar aspectos e viabilidade econômica para fomentar essa produção entre os pequenos agricultores", destaca Petry.
Resultados
As lavouras analisadas em primeira e segunda safras têm conseguido alcançar as metas, ficando entre mil e três mil quilos de sementes por hectare plantado. "O ideal é que se estabeleça em dois mil quilos, gerando assim 850 litros de óleo", garante Petry. Em Linha Bastos, Marques de Souza, o produtor Daltro Diesel comemorou o resultado da primeira fase. Conseguiu colher 1.360 quilos de sementes em 4,2 mil metros quadrados de área.
Diesel conseguiu a quarta colocação entre as lavouras experimentais. Resolveu aumentar a quantidade de plantas com a intenção de subir no ranking. Os organizadores do projeto distribuem as sementes e os insumos e ele entra com a mão-de-obra. A produção é levada para Santa Cruz do Sul com apoio da prefeitura.
Mercado regional
Além dos testes feitos no projeto da Afubra, o Vale do Taquari tem se destacado nessa área com exemplos como a instalação da Eco-Diesel do Brasil Indústria e Comércio de Grãos e Oleaginosas Ltda., em Fazenda Vilanova. A previsão total de investimento da empresa é de R$ 2,25 milhões, com utilização de matéria-prima de toda a região.
(O Informativo do Vale, 04/12/2007)