Os agricultores familiares capixabas estão se organizando para a 4ª Feira Estadual de Economia Solidária e Agricultura Familiar e o Fórum Estadual de Economia Solidária, que serão realizados na próxima semana, no Parque Pedra de Cebola, com o tema Economia Solidária” e “Agricultura Familiar”. O evento contará com 120 estandes de alimentos orgânicos.
Considerado um importante espaço de comercialização de produtos e serviços solidários, o encontro permite a troca de informações sobre a agricultura familiar e prestação de serviços nesta área. Contará com a participação de associações, cooperativas e comunidades envolvidas com o tema.
A abertura solene será na próxima quinta-feira (13), às 19h, e terá apresentação da Orquestra de Garrafas da Serra e de banda de Congo. Depois disso, segue a programação com palestras sobre práticas agroecológicas, consumo sustentável e oficinas sobre comércio justo e solidário, fitoterapia, papel reciclado. No dia 14, os estandes estarão abertos das 14h às 22h, e nos dias 15 e 16 das 9h às 22h. No sábado (15), terá ainda apresentação da banda de congo dos índios Tupinikim, da aldeia de Caieiras Velhas, às 18h30.
A Economia Solidária é um conjunto de atividades econômicas em que ocorre a propriedade coletiva dos meios de produção organizados sob a forma de gestão coletiva e participativa, como as cooperativas populares, associações, empresas e grupos de trabalho.
É inspirada nos novos valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica, como a própria agricultura familiar, que busca a produção de alimentos de forma agroecológica, respondendo às necessidades básicas da sociedade e dos seus próprios agentes econômicos, com a geração de trabalho e renda às famílias rurais.
A 4ª Feira Estadual de Economia Solidária e Agricultura Familiar é realizada pelo Fórum Estadual de Economia Solidária. São parceiros o Ministério do Trabalho e Secretaria Nacional de Economia Solidária; Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial e Secretaria de Agricultura Familiar; Fórum Brasileiro de Economia Solidária; Fundação Banco do Brasil; Instituto Marista; Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); prefeituras de Vitória, Serra e Cariacica; Delegacia Regional do Trabalho; Centro de Defesa dos Direitos Humanos; Cáritas e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
(Por Flávia Bernardes,
Século Diário, 04/12/2007)