Na quarta-feira (05/12), das 8h30min às 16h, no Hotel Atlântico, no Balneário Cassino, ocorrerá o seminário “Porto do Rio Grande, Unesco e prefeituras do Rio Grande e São José do Norte – Compromisso com a Responsabilidade Social”. O evento é a primeira ação realizada a partir da assinatura do termo de cooperação entre o Porto do Rio Grande e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tendo como objetivo discutir os trabalhos a serem desenvolvidos nas comunidades localizadas junto ao porto, abrangendo os municípios de Rio Grande e São José do Norte.
O evento reunirá seis representantes da Unesco, funcionários da Superintendência do Porto do Rio Grande, representantes políticos, universidades, colégios técnicos, órgãos públicos, entidades de classe e presidentes de associações de bairros de Rio Grande e São José do Norte. Pela manhã, será apresentado o Plano de Expansão do Porto do Rio Grande e realizado trabalhos em grupos para identificação das oportunidades e dificuldades nas áreas do desenvolvimento social, meio ambiente e educação. Na parte da tarde haverá a discussão e apresentação dos trabalhos produzidos pelos grupos.
De acordo com o superintendente do Porto do Rio Grande, Bercílio Silva, a valorização do ser humano e a real inclusão social das pessoas são um dos pressupostos básicos deste projeto e deve ser efetivada através da participação das comunidades no Processo de Desenvolvimento e de Inclusão Social. “O processo que inclui os aspectos ambientais, sociais, educacionais e culturais, terá como principal foco o apóio as famílias que se encontram em áreas pertencentes ao Porto do Rio Grande e que serão realocadas devido expansão portuária”, salientou Silva.
A idéia é desenvolver um trabalho que seja referencial para a América, tendo como foco a integração porto/comunidade e o desenvolvimento integrado e sustentável. O processo deverá durar três anos. Com isso, a Suprg poderá candidatar-se a receber o selo de qualidade de referência mundial “A década da educação para o desenvolvimento sustentável”, sendo o primeiro porto do país a obtê-lo.
(Ascom Governo do Estado do RS, 03/12/2007)