A vigilância sanitária investiga mais um caso de suspeita de dengue em Erechim, no norte do Estado. Desde o começo do ano, os moradores passaram a conviver com medidas de prevenção contra a doença. Vários focos de mosquito Aedes aegypti foram encontrados no município, principalmente nos bairros Linho e Bela Vista.
Dos 64 casos investigados entre janeiro e julho de 2007, 35 foram confirmados. Destes, 31 foram de contaminações ocorridas no município. O último a ser investigado é um homem de 40 anos, internado em um hospital da cidade com febre e dores pelo corpo. O resultado do exame, confirmando ou não a nova suspeita, deve sair em 30 dias.
A coordenadora da vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Soares, salienta que, a cada suspeita, o processo de prevenção ambiental e sanitário é desencadeado.
- Estamos aprendendo a respeitar a dengue, fazemos todos os controles para evitar uma explosão de casos que poderão ressurgir nos municípios em que o mosquito foi encontrado - diz.
A coordenadora alerta que muitos casos podem ter ocorrido sem que os doentes procurassem um médico. Por isso, é importante que a população procure atendimento assim que se manifestarem os sintomas da dengue.
(Zero Hora, 04/12/2007)