Estado é candidato a receber a planta de polietileno verde
Ao comunicar à governadora Yeda Crusius sobre o processo de incorporação das principais empresas do pólo petroquímico de Triunfo pela Braskem, o presidente da empresa, José Carlos Grubisich, confirmou ontem alguns dos investimentos previstos para o Estado.
O processo se inicia em abril de 2008, pelo aumento da produção da Copesul. Acompanhado de José Lima de Andrade Neto, presidente da Petroquisa, agora sócia estratégica da Braskem, Grubisich reiterou a possibilidade de que o Rio Grande do Sul venha a receber a planta de "polietileno verde". Segundo o executivo, Triunfo pode ser "a sede e o local" do projeto, considerado uma ruptura mundial em tecnologia.
- A Braskem é a primeira empresa do mundo a lançar um produto plástico feito a partir de uma matéria-prima renovável. Isso colocaria o pólo petroquímico (do Sul) no rumo da modernidade - destacou Grubisich.
- Se esse anúncio fosse neste ano, seria o meu presente de Natal - reagiu Yeda.
Além da expansão da produção da Copesul como resultado do investimento recorde de R$ 180 milhões previsto na parada técnica da Planta 1, a mais antiga, outra ampliação está prevista para a Planta 2, entre 2011 e 2012. O valor é mais alto justamente porque, além da manutenção, prevê expansão da capacidade.
Além disso, nos próximos dias chega a Triunfo uma carga de propeno, outra matéria-prima do segmento, que poderá ampliar a produção de polipropileno da Ipiranga Petroquímica de 150 mil toneladas anuais para 180 mil toneladas ao ano. O polipropileno é usado em embalagens para alimentos, tampas de refrigerante e frascos para cosméticos, entre outros.
Os investimentos
O detalhamento da expansão no pólo de Triunfo:
COPESUL
Na Planta 1, ampliação em 2008
Eteno 35 mil t/ano
Propeno 16 mil t/ano
Capacidade total de 1,215 milhão t/ano para 1,25 milhão t/ano de eteno
Na Planta 2, ampliação entre 2011 e 2012
Eteno 70 mil t/ano
Propeno 35 mil t/ano
Capacidade total de 1,25 milhão t/ano para 1,32 milhão t/ano
O que é: eteno é a matéria-prima básica da petroquímica, essencial para resinas plásticas como polietileno e polipropileno - usadas em embalagens, frascos e produtos eletroeletrônicos.
O aceno
O Estado poderá receber uma planta de 200 mil toneladas ao ano de polietileno feito com álcool, que a Braskem pretende anunciar até o início de 2008.
O que é: considerado o primeiro polímero 100% feito a partir de matéria-prima renovável, apelidado de "polietileno verde", foi desenvolvido no Centro de Tecnologia da Braskem em Triunfo e terá as mesmas aplicações do produto convencional: sacolas de supermercado, sacos de arroz, feijão, fios e cabos para televisão e telefone.
(Zero Hora, 04/12/2007)