O grupo de trabalho de Educação Ambiental coordenado pelo deputado Ronaldo Zülke (PT) na comissão especial do Consórcio Pró-Sinos da Assembléia Legislativa gaúcha, começou a encaminhar a elaboração do Programa de Educação Ambiental da Bacia dos Sinos em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (03/12). O encontro realizado na biblioteca da Unisinos reuniu representantes de escolas, universidades e entidades ligadas à luta pela reabilitação do Sinos. "Queremos construir um programa de educação ambiental para a região, que não é contraditório aos programas que cada instituição vem desenvolvendo, com diretrizes e ações comuns, envolvendo os 32 municípios da bacia", relata Zülke.
O deputado defende que o programa aborde também a educação informal junto à população através de instrumentos como um fórum permanente de discussão na Internet ou ainda, cartilhas abordando temas como recuperação da mata ciliar, as agências de bacias, as nascentes e arroios, resíduos sólidos, esgotamento sanitário, "sempre com foco na reabilitação do rio dos Sinos", sustenta. O grupo trabalha ainda na realização do levantamento dos projetos já existentes na região.
Agências de bacia na pauta da comissão
A Comissão Especial do Consórcio Pró-Sinos realiza a última audiência pública do ano no dia 10 de dezembro, na sala Maurício Cardoso (4º andar da AL), abordando o tema Agências de Bacias Hidrográficas. "Com esta audiência, vamos tirar opiniões mais consensuais sobre como devem funcionar as Agências de Bacias, que colocam na pauta da sociedade gaúcha a discussão sobre a cobrança pelo uso da água para investimentos diretos nas bacias", adianta o deputado. Após o recesso parlamentar, em 2008, serão retomadas as audiências abordando os temas Tratamento de Resíduos Sólidos (18/02) e Agências Reguladoras: água e saneamento (03/03). No dia 17 de março, quando encerra suas atividades, a comissão apresentará o relatório final.
(Por Lucídio Gontan, Agência de Notícias AL-RS, 03/12/2007)