Alunos de todos os semestres do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveram o terceiro Bio-Ação, uma atividade com objetivo de conscientizar os cidadãos sobre os problemas do meio ambiente e também sobre métodos de prevenção a doenças. A ação ocorreu na tarde de ontem, na frente do Shopping Mar de Dentro, no Laranjal.
Os alunos, sob a orientação da professora Adriana Galho, coordenadora do curso, apresentaram dois projetos ambientais: um que estimula o uso de canecas de louça ao invés de copos de plástico, principalmente em empresas, e outro que propõe a volta do uso das sacolas de pano na hora de fazer as compras. “Queremos que essa idéia se espalhe, porque temos que ter na consciência que uma sacola de plástico demora 500 anos para se decompor”, disse a aluna do sexto semestre, Raquel Massot, 21 anos.
Além dos problemas ambientais o grupo alertou aos transeuntes sobre doenças como verminose, leptospirose e dengue. O combate ao fumo também foi lembrado, por meio da campanha UCPel mais saudável. “Disponibilizamos de atendimento médico para quem quer parar de fumar”, lembrou a professora.
(Diário Popular, 01/12/2007)