A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) confirma para dezembro as audiências públicas relativas aos empreendimentos de silvicultura das empresas Aracruz Celulose, Derflin Agropecuária (Stora Enso) e Votorantim Celulose e Papel Celulose (VCP), que vão debater os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) com os respectivos Relatórios de Impacto Ambiental (Rima). Todos os EIA-Rimas se encontram à disposição do público para consultas e considerações na Biblioteca da Fepam (rua Carlos Chagas, 55, Centro, Porto Alegre).
Conforme o calendário, a primeira audiência pública será no dia 12, às 18h, em Alegrete, para avaliar o Eia-Rima da Derflin. No dia 13, em São Gabriel, às 18h30min, realiza-se a audiência pública da Aracruz relativa à Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. No dia 14, também em São Gabriel, às 14h, nova audiência pública da Aracruz para avaliar o Eia-Rima relativo à Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí.
Já no dia 17, às 19h, será a vez da VCP apresentar seu EIA-Rima em Pelotas. Dia 18, em Camaquã, às 18h30min, a Aracruz apresenta o EIA-Rima referente à Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã. E, dia 20 de dezembro, em Butiá, a partir das 18h30min, será apresentado outro EIA-Rima da Aracruz, desta vez referente à Bacia Hidrográfica do Rio Jacuí.
(Jornal Agora, 03/12/2007)