No intuito de auxiliar a comunidade da Ilha dos Marinheiros na defesa e preservação do meio ambiente da localidade, no último sábado, Dia Municipal de Limpeza de Praias, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), por meio do Projeto Quero-Quero: Educação Ambiental em Rio Grande, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), realizou na ilha uma série de atividades. As ações se iniciaram às 9h e se estenderam até 16h30min.
A primeira atividade foi um diálogo com a comunidade sobre o Projeto Quero-Quero e formas de os moradores, incluindo os estudantes, auxiliarem na resolução da questão do lixo na localidade, problema já relatado por professores e ilhéus. O Quero-Quero dará suporte à comunidade, que já vem buscando apoio para preservar o ambiente da Ilha dos Marinheiros. Conforme Berenice Vahl Vaniel, coordenadora do projeto, o problema de resíduos na ilha tem causas diversas, como o lixo que desce pela lagoa e o que é deixado por turistas que vão desfrutar de sua beleza natural.
Os coordenadores do projeto destacaram que cada um - professores, crianças e pais – tem que assumir o cuidado com o ambiente e transmitir essa necessidade aos turistas. Simbolizando o início das ações na ilha, foram instalados em diferentes locais, três painéis com orientação para que as pessoas não joguem lixo no chão e nos mares, pois essa prática prejudica a natureza. O primeiro foi colocado próximo da entrada da ilha. Os painéis foram construídos com desenhos feitos por estudantes de escolas da localidade. Também foi colocado, no local, um coletor de resíduos secos, com capacidade para 1.400 litros. Nas escolas, já existem coletores, segundo Berenice.
O evento de abertura contou com a participação da secretária de Educação, Sônia Tissot; do secretário do Meio Ambiente, Norton Gianuca; de coordenadores do Quero-Quero; integrantes do Nema; professores; estudantes, e outras pessoas da comunidade. A Banda da Ilha dos Marinheiros também se apresentou na abertura. Por volta das 10h30min, em torno de 60 pessoas, entre ilhéus e moradores da zona urbana do Município, incluindo diversas crianças, participaram da Trilha do Rey, uma trilha ecológica orientada.
A programação ainda incluiu lanche comunitário na Escola Municipal Coração de Maria; oficinas de arte com sucata e de origami, palestra sobre formação de cooperativas e associações e o início de um trabalho de resgate da identidade cultural da Ilha dos Marinheiros, na Escola Municipal Apolinário Porto Alegre. Conforme a secretária Sônia Tissot, a Smec está comprometida com o resgate da memória da ilha e pretende criar um ponto de cultura lá e chamar os próprios ilhéus para discutirem seus usos e costumes.
Projeto
O Projeto Quero-Quero objetiva a formação continuada de professores da rede municipal para que eles possam trabalhar a Educação Ambiental nas escolas, incentivando a participação das suas comunidades na resolução das questões ambientais e sociais que as preocupam. Também visa a contribuir para valorização dos ambientes e da cultura local de cada comunidade.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 03/12/2007)