A SOS Amazônia lança duas cartilhas sobre gestão ambiental escolar: Cinco valores para a gestão ambiental escolar e Uma proposta para vivenciar a prática da educação ambiental e um livro Formação Continuada de Professores em Educação Ambiental: Uma Proposta Metodológica.
O lançamento será realizado no auditório da SOS Amazônia no dia 30 de novembro com outras instituições comprometidas com a educação ambiental. As publicações resultaram da experiência de quase 20 anos trabalhando com educação ambiental. A SOS Amazônia tem dentre os seus eixos de atuação a educação ambiental, tema que trabalha há quase 20 anos, desde sua fundação (1988).
Tudo começou com uma exposição informativa, em praça pública, na cidade de Rio Branco, sobre o avanço do desmatamento e das queimadas na Amazônia.
Desde então, a SOS Amazônia ampliou sua atuação em educação ambiental para as escolas, implantando a coleta seletiva de resíduos recicláveis, reciclagem artesanal de papel, produção de mudas e formação de professores para inserir a temática ambiental no ensino fundamental de escolas públicas.
Para realizar essas ações, foram muitas as dificuldades e desafios encontrados no caminho, mas também foram muitos os parceiros e apoiadores.
Em 2000, após 12 anos de experiência, foi elaborado com a ONG WWF-Brasil o "Projeto Acre-2000 de Educação Ambiental", que tinha por objetivo a inserção da temática ambiental no ensino fundamental e a incorporação de práticas ambientais na administração da escola pública.
O projeto foi desenvolvido em 30 escolas de Rio Branco e em mais 30 escolas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
Em Cruzeiro do Sul, a Secretaria de Educação Municipal incorporou a gestão ambiental escolar na sua política educacional, lançando durante os anos de 2003 e 2004, um prêmio para as escolas que melhor aplicaram a gestão ambiental.
Em 2006, passou a empreender, com sua própria equipe, o processo de formação dos funcionários para a incorporação de práticas ambientais no dia-a-dia da escola.
(
A Tribuna, 30/11/2007)