Nesta segunda-feira (03/12), será realizado no centro de São Paulo, no Auditório da Apeoesp, um Ato Público, a partir das 19h, de apoio ao bispo da Barra, Dom Luiz Cappio, que desde o último dia 27 retomou o jejum e oração, pelo arquivamento definitivo do projeto de transposição de águas do rio São Francisco e pela retirada do exército do eixo norte e do eixo leste, onde as obras já começaram.
O evento, organizado pelo Grito dos Excluídos de São Paulo, convoca toda a população paulistana para participar. Mais de 200 pessoas, entre integrantes de pastorais, sindicatos, entidades da sociedade civil e movimentos populares, são esperadas pelos organizadores.
A programação do Ato terá a presença ainda de lideranças populares, que falarão em apoio a Dom Cappio. No dia em que iniciou o jejum, o bispo deixou claro que só irá suspendê-lo com a retirada do exército e o arquivamento projeto: "Não existe outra alternativa" Além das falas, as atividades do Ato incluem a leitura das duas cartas do bispo uma dirigida ao povo nordestino, e a outra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O filme - registro amador - com o relato dos 11 dias de jejum de Dom Cappio, na primeira vez em que ele expressou seu apoio a luta dos que combatem a transposição do São Francisco, entre outubro e novembro de 2005, em Cabrobó (Pernambuco), também será apresentado. No registro, é mostrada a trajetória de luta das comunidades ribeirinhas. Ao final do Ato Público, os participantes redigirão uma Carta de apoio e fortalecimento da luta da população.
(
Adital, 30/11/2007)