Aniversário será assinalado com várias atividades pelo instituto que luta pela preservação do Sinos Diversas atividades marcam ao longo desta semana o quinto aniversário de fundação do Instituto Martim Pescador (IMP), comemorado dia 6. Até sexta-feira, uma série de atrações envolverá a comunidade e estudantes de São Leopoldo. A programação especial de hoje será marcada por quatro caminhadas na mata, duas delas pelas margens do Rio dos Sinos.
Nesta terça-feira, o plenário da Câmara de Vereadores se transformará em uma sala de cinema, onde serão exibidos, em duas sessões, os filmes 'Mudanças do clima, mudanças de vida', do Greenpeace, e 'A Carta da Terra', de Leonardo Boff. Já na quarta-feira, estão previstas, na sede no instituto, na Rua da Praia, centro da cidade, oficinas de papel reciclado. Serão duas sessões no dia, pela manhã e à tarde, com três horas de duração cada. Na quinta-feira, dia do aniversário do Martim Pescador, está programada uma navegação pelo Rio dos Sinos, com saída às 18h da sede do atracadouro do barco-escola Martim Pescador, junto ao Sinos, também na Rua da Praia. Durante o passeio, será inaugurada, na embarcação, placa em homenagem a Henrique Luiz Roessler, pioneiro da ecologia no Brasil. A programação da semana será encerrada com distribuição de mudas de árvores. Quem passar pelo Bourbon Shopping, no centro de São Leopoldo, poderá levar mudas de araçás, araticum, goiaba-da-serra, guabiroba, ipê-amarelo, pitanga e quaresmeira.
O Instituto Martim Pescador nasceu com a finalidade de levar consciência ecológica à comunidade e estudantes do Vale do Sinos. Sua principal ferramenta é um barco, que funciona como uma escola flutuante e no qual alunos têm contato com o rio, sua diversidade e aprendem sobre preservação ambiental. Em 7 de outubro, para marcar a passagem de um ano do desastre que matou perto de 100 toneladas de peixes no Rio dos Sinos, o instituto ergueu, às margens da BR 116, em São Leopoldo, réplica gigante de um peixe presa a uma cruz de madeira.
(
Correio do Povo, 03/12/2007)