Números preliminares divulgados na sexta-feira (30/11) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que a carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) contrariou a tendência desta época do ano e caiu 1,4% de outubro para novembro. Os técnicos do órgão atribuem a queda aos feriados prolongados que reduziram o consumo ao longo do mês.
A ocorrência de temperaturas amenas durante boa parte do mês, em especial nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, influenciou o comportamento das residências e do comércio, segundo análise da Diretoria de Planejamento e Programação da Operação do ONS.
Em relação a novembro de 2006, no entanto, o ONS registrou crescimento de 5,1% na carga de energia. No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento atingiu 4,9% em comparação com igual período do ano anterior.
O Boletim de Carga Mensal revela que a única região que registrou aumento de outubro a novembro foi o Nordeste, onde a carga de energia subiu 2%. O Subsistema Nordeste mostrou também o maior crescimento sobre novembro do ano passado: 6,3%. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 5,1%.
O menor resultado foi obtido no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde a carga mensal de energia caiu 2,5% em relação a outubro de 2007. Na comparação com novembro de 2006, observou-se crescimento de 5,6%. No período dos últimos 12 meses, a alta foi de 5,2%.
Nas Regiões Sul e Norte, a carga de energia em novembro caiu 0,7% e 0,9%, respectivamente, em relação a outubro. Com relação a novembro do ano passado, houve incremento de 2,8% e 3,7% no consumo. Nos últimos 12 meses, a carga aumentou 3,8% e 3,9% nesses dois subsistemas.
(Por Alana Gandra, Agência Brasil, 30/11/2007)