A estatal Eletronorte e o Consórcio Norte Energia, formado principalmente pela empresa fornecedora de equipamentos Alusa, desistiram de participar do leilão para a construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. Os dois interessados não depositaram a garantia de 1% do investimento (estimado em R$ 9,5 bilhões) exigida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para poderem fazer parte da disputa.
Com as duas desistências, o total de concorrentes caiu para três. São os grupos Consórcio Madeira Energia, Consórcio Energia Sustentável do Brasil e Consórcio de Empresas Investimentos de Santo Antônio. Eles apresentaram a garantia e na próxima terça-feira (04/12) vão receber treinamento para participar da licitação. Na quarta (05/12), será feita uma simulação do leilão, com valores fictícios.
O ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, chegou a anunciar a Alusa e a Eletronorte como parceiras num consórcio que disputaria o leilão. No entanto, no dia 23 (último dia de inscrições), as duas empresas se inscreveram separadamente na disputa e na sexta-feira (30/11) desistiram da depositar a garantia.
O Consórcio Madeira Energia é formado pelas empreiteiras Odebrecht Investimentos em Infra-Estrutura Ltda. (17,6%), Construtora Norberto Odebrecht S.A. (1%) e Andrade Gutierrez Participações S.A. (12,4%), além das estatais Cemig Geração e Transmissão S/A (10%), Furnas Centrais Elétricas S.A. (39%) e do Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (20%), formado pelos bancos Banif e Santander.
O Consórcio Energia Sustentável do Brasil (Cesb) é integrado pela Suez Energy South América Participações Ltda. (51%) e pela Eletrosul Centrais Elétricas S/A (49%).
O Consórcio de Empresas de Investimentos de Santo Antônio (Ceisa) é composto pela Camargo Correa Investimentos em Infra-Estrutura S/A (0,9%), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf – 49%), CPFL Energia S/A (25,05%) e Endesa Brasil S/A (25,05%).
O leilão está marcado para 10 de dezembro. A usina de Santo Antônio terá 3.150,4 megawatts de potência instalada e começará a funcionar em dezembro de 2012, quando entrarão em operação as duas primeiras unidades geradoras.
O prazo até a implantação final é de 90 meses (sete anos e meio). A hidrelétrica vai contar com 44 turbinas na área do reservatório, que mede 271 quilômetros quadrados.
(Por Lourenço Canuto, Agência Brasil, 30/11/2007)