Calendário de imunização do rebanho pode ser alterado. Secretário pretende debater proposta em 2008
Um dia depois de sinalizar que manteria a vacinação contra febre aftosa inalterada, a Secretaria da Agricultura (Seapa) admitiu que planeja mudar o calendário de imunização no Rio Grande do Sul em 2009. A alteração se daria na realocação das duas etapas da campanha, atualmente, realizadas em janeiro e junho. A revelação foi do secretário da Agricultura, João Carlos Machado, que planeja discutir a questão com o setor primário em 2008. 'A próxima campanha continua inalterada. Não temos tempo para desmobilizar o pessoal', ressaltou. A decisão de estudar o assunto surgiu durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) no Rio de Janeiro.
Um dos objetivos da mudança é alinhar a campanha estadual com a efetuada em nível nacional, em maio e novembro. Atualmente, somente o RS e a Ilha de Marajó (PA) estão fora do cronograma. Conforme Machado, estes seriam períodos em que a incidência do calor é menor, facilitando a aplicação do medicamento. 'Em janeiro, há dificuldade de manejo do rebanho', disse. O secretário chegou a citar a hipótese de vacinar em março e setembro, mas salientou a necessidade de ouvir os criadores para não coincidir com a época dos partos. O presidente da Comissão de Bovinocultura de Corte da Farsul, Carlos Simm, afirmou que a alteração é um pedido dos produtores. 'Em janeiro, só se pode vacinar até as 10h e depois das 16h em função do calor', exemplificou.
O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, é favorável à discussão. Segundo ele, a época ideal para a imunização está na primavera e no outono, onde as temperaturas são mais amenas. 'Não fugiríamos de fazer o reforço, mas mudariam as datas, pois estamos trabalhando com dois períodos de entouramento e nascimento', salientou. Para os produtores familiares, o atual calendário é satisfatório. Conforme o presidente da Fetag, Elton Weber, uma possível alteração no cronograma teria de ser avaliada.
(Correio do Povo, 01/12/2007)