O consultor para assuntos de impacto ambiental da Stora Enso, Edson Martini, afirmou, em reunião da Comissão de Florestamento e Reflorestamento da Assembléia Legislativa gaúcha realizada na sexta-feira (30/11), em Alegrete, que os plantios de eucalipto feitos pela empresa respeitam a preservação de 50% da área plantada, atendendo às exigências da legislação ambiental.
O consultor também informou que as plantações de eucalipto devem ajudar a reduzir em 55% os níveis de erosão nos terrenos localizados em 11 municípios da Região Oeste do Estado. Segundo ele, as árvores dão maior solidez ao solo local, diminuindo os problemas naturais de degradação. O consultor ainda rebateu as críticas em relação ao alto consumo de água do eucalipto. De acordo com Martini, o volume utilizado pela vegetação é equivalente ao das pastagens, por exemplo. Além disso, explicou, o eucalipto utiliza um nível baixo de nutrientes.
Em relação aos impactos econômicos, Martini prevê que o empreendimento da Stora Enso gere cerca de 3.400 empregos diretos e indiretos até 2014 – prazo para se encerrar o plantio dos 100 mil hectares previstos. A expectativa é de que os investimentos da Stora Enso contribuam para ampliar em 10,7% o PIB regional, além de incrementar a arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) em até 80%.
Para o presidente da Comissão, deputado Marco Peixoto, os números apresentados são a prova de que é preciso garantir mais agilidade nos processos de licenciamento ambiental. “A cada dia que passa, as comunidades se ressentem mais da falta de oportunidades e da dificuldade de crescimento da economia ante a pouca geração de receita. Precisamos virar esse jogo”, disse. Segundo o deputado, durante a reunião, a população sugeriu à comissão que interceda junto aos poderes públicos para agilizar a autorização das licenças ambientais. Em 2007, a Stora Enso terminou o plantio de 10% dos 100 mil hectares previstos até 2014.
A próxima reunião da Comissão de Florestamento será realizada nesta segunda-feira (03/12), na Câmara de Vereadores de Rio Pardo. Além de Peixoto, também participaram da audiência pública em Alegrete os deputados estaduais Nelson Härter (PMDB), Rossano Gonçalves (PDT), o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS), além de prefeitos vereadores e lideranças regionais.
(Por Daniel Germano, Agência de Notícias AL-RS, 30/11/2007)