O deputado Jerônimo Goergen alerta que a demora para a definição da audiência pública, na Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, faz com que os municípios atingidos pelo vendaval e temporais de granizo sejam prejudicados a cada dia. Jerônimo afirma que “o assunto deveria ser tratado com extrema urgência em função dos episódios ocorridos nas últimas semanas. Um dos argumentos que houve para a não realização da audiência foi que um outro encontro teria tratado do mesmo assunto. Essa única reunião foi no início de Outubro, sendo que depois foram registrados novos vendavais e chuvas de granizo no Estado, o que justifica a realização de uma nova audiência”, ressalta Jerônimo.
Outros pedidos de audiência foram protocolados por deputados do parlamento. No entanto, até agora nenhum surtiu efeito e ainda não há data marcada para o debate em outras comissões. Segundo Goergen, “os apoios dos governos são insuficientes para destinar recursos às centenas de famílias que necessitam de ajuda. Questões burocráticas ainda impedem os encontros”.
O coordenador da Frenteagro da Assembléia já solicitou por duas vezes o encontro na Comissão de Serviços Públicos, inclusive em caráter de urgência. Entretanto, até agora nada foi resolvido. Jerônimo Goergen ressalta que pretende unificar os diversos pedidos das comissões e deseja que apenas um encontro seja marcado, antes do recesso parlamentar. “Temos que trabalhar para recuperar as diversas localidades que ainda sofrem por falta de apoio. Estamos em contato com a Defesa Civil para verificar a destinação de alimentos e roupas para as famílias atingidas”, alerta Jerônimo.
A Defesa Civil contabiliza 106 municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul.
(Por Daniel Germano, Agência de Notícias AL-RS, 30/11/2007)