Formado na semana passada pelo presidente da Comissão Especial do Consórcio Pró-Sinos, deputado Ronaldo Zülke (PT), o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental realiza a primeira reunião nesta segunda-feira (03/11), a partir das 10h, na sala de seminários da biblioteca da Unisinos (2º andar). Na pauta do encontro, o estudo para a elaboração de um programa de educação ambiental para a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.
Integram o GT a Assembléia Legislativa, através da comissão especial, o Consórcio Pró-Sinos, o Comitê Sinos, o Grupo Editorial Sinos, Feevale, Ulbra, Faccat, Unisinos, coordenação de Educação Ambiental da Sema, prefeituras, secretarias de Educação e Meio Ambiente, além de escolas da região. "Educação ambiental é um instrumento de gestão tão importante quanto a fiscalização e o monitoramento do uso de nossos recursos naturais, porque leva a informação para toda a sociedade", defende o deputado Zülke.
O GT de Educação Ambiental foi formado durante a audiência pública da comissão, realizada no dia 26 de novembro na Faccat, município de Taquara, com a missão de elaborar o Programa de Educação Ambiental com foco na preservação e reabilitação do Rio dos Sinos, baseado nas experiências já existentes.
Cronograma
Instalada no dia 9 de outubro, a Comissão Especial de Acompanhamento da Implementação do Consórcio de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) já realizou audiências públicas sobre licenciamento de projetos de saneamento junto à Fepam (22/10) e financiamento a projetos (5/11). A comissão ainda discute este ano o tema Agências de Bacias Hidrográficas (10/12). Após o recesso parlamentar, em 2008, serão retomadas as audiências abordando os temas Tratamento de Resíduos Sólidos (18/02) e Agências Reguladoras: água e saneamento (3/3). No dia 17 de março, quando encerra suas atividades, a comissão apresentará o relatório final.
(Por Lucídio Gontan, Agência de Notícias AL-RS, 30/11/2007)