Os vereadores de Porto Alegre formarão uma força-tarefa para sensibilizar o governo municipal a iniciar o processo de mecanização do recolhimento do lixo na Capital. Nesta sexta-feira (30/11), Sebastião Melo (PMDB), Adeli Sell (PT) e Luiz Braz (PSDB) foram a Caxias do Sul conhecer a experiência daquele município na utilização de contêineres mecanizados para a separação e coleta dos resíduos. Recepcionados pelo prefeito José Ivo Sartori, os parlamentares circularam pelas ruas do centro do município, região onde o projeto piloto está sendo implantado.
“Porto Alegre precisa, urgentemente, desse modelo de recolhimento do lixo. Além de Caxias estar mais limpa, houve um aumento na quantidade de lixo reciclável”, destacou Sebastião Melo. Conforme ele, atualmente, Caxias do Sul recolhe a mesma quantidade desse lixo que a capital gaúcha, 60 toneladas.
Para Adeli Sell, autor de projeto de lei que propõe a conteinerização do lixo em Porto Alegre, “a aplicação desse modelo está caindo de madura”. Adeli ressalta que é um processo profissional e limpo e que melhora a qualidade de vida na cidade.
Luiz Braz reiterou a necessidade de agregar a sociedade neste projeto e que ele não pode servir a disputas políticas. “Está passando da hora de vermos essa experiência ser implantada gradativamente na Capital”, afirmou. O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mario Moncks, acompanhou o roteiro ao lado dos parlamentares.
(Por Juliana Thomaz, Ascom CMPA, 30/11/2007)