Atividades do dia-a-dia podem gastar em média 400 litros de água potável
Você acorda, escova os dentes, toma um banho de 15 minutos, coloca as roupas na máquina de lavar e vai cuidar da pilha de louças que deixou do dia anterior. Só nessa pequena rotina, uma média de 400 litros de água potável vai para o esgoto.
Pouca gente sabe, mas a reciclagem não se aplica apenas ao lixo seco. É possível reutilizar a água. As quantidades usadas em atividades domésticas podem ser facilmente aproveitadas em mais de uma tarefa. Pequenos atos, como pegar a água restante da lavagem da roupa para limpar o pátio pode ser uma importante contribuição.
Mas é preciso observar qual o tipo de água a ser utilizada no reaproveitamento, diz o professor da faculdade de Engenharia Química e do Núcleo de Estudos sobre o Arroio Dilúvio da PUCRS, Claudio Luís Frankenberg. É importante observar se produtos químicos não foram misturados à água, o que inutilizaria em algumas atividades.
– Quanto menos esgoto devolvemos para o tratamento, menos dinheiro do nosso bolso estaremos gastando – diz o professor.
De acordo com dados do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), a Capital tem capacidade de tratar somente 20% do esgoto produzido. Parte dessa água, que não volta às torneiras, sai das residências praticamente limpa, assim como chegou.
Demétrio Guadagnin, professor de Desenvolvimento Sustentável da Unisinos explica que toda água pode ser reciclada. Entretanto, dependendo do estado do líquido, deve passar por sistemas de filtragem, como é o caso das águas servidas (de chuveiro ou pias de banheiro), para as quais já existem projetos aplicáveis a residências.
De qualquer forma, é sempre bom lembrar que controlar o uso é a melhor forma de poupar o bolso e o ambiente.
Formas simples e práticas:
- Regue plantas ou hortas com a água utilizada para lavar alimentos
- Deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Depois, ela pode servir para lavar o quintal
- Ensaboe toda a louça primeiro, depois enxágüe tudo
- Ao fazer a barba, tampe o ralo fazendo da pia um lavatório para a lâmina
- Só reaproveite a água de cozimentos quando não tiver grande quantidade de sal
(Zero Hora, 29/11/2007)