A situação dos rios Taquari e Apa e a navegação no rio Paraguai foram alguns dos temas tratados pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e pela senadora Marisa Serrano (PSDB/MS) durante reunião na manhã desta quinta-feira (29/11), na sede da Agência em Brasília.
A parlamentar de Mato Grosso do Sul apresentou suas preocupações no que concerne ao rio Taquari, um dos principais formadores do Pantanal. “Nesse momento, um dos maiores problemas do Taquari é gestão. É preciso haver um plano diretor da bacia, elaborado com a participação e a concordância dos atores envolvidos”, explicou o diretor-presidente da ANA. A senadora concordou: “Precisamos estabelecer metas para o tratamento do rio”.
Nesse sentido, o Proágua Nacional – programa que permitirá fortalecer a gestão dos recursos hídricos em diversas bacias brasileiras – foi citado como um importante elemento para melhorar a situação do Taquari.
Já no que concerne à navegação no rio Paraguai, Machado ressaltou recentes conversações feitas entre a ANA e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), visando a conciliar as demandas do setor hidroviário com as de outros setores usuários.
(Ascom ANA, 29/11/2007)