Reunião no Ministério Público nesta quinta-feira acertou as medidas que serão tomadas em Santa Cruz
A poluição sonora em Santa Cruz do Sul foi tema de reunião no Ministério Público ontem à tarde. Conforme promotora de Defesa Comunitária, Roberta Brenner de Moraes, várias ações serão implementadas com o objetivo de dar mais tranqüilidade a quem deseja descansar. “Não temos a pretensão de acabar com o barulho, pois isso é impossível. Mas podemos buscar a harmonia.”
A reunião contou com a participação da Brigada Militar, Polícia Civil e Prefeitura por meio da Secretaria do Planejamento e do Departamento Municipal do Meio Ambiente. De acordo com a promotora, as medidas a serem tomadas não serão divulgadas, mas diversos setores serão chamados para conversar. “Vamos agir em silêncio, mas de forma objetiva.” As entidades envolvidas, segundo ela, terão reuniões permanentes para avaliar o resultado do trabalho.
Roberta disse que, nos últimos dias, tem chegado muitas reclamações contra o barulho, inclusive na Imigrante. Lembrou que, em 2 de janeiro de 2002, ajuizou uma ação civil pública, no Fórum de Santa Cruz, quanto à poluição sonora naquela avenida e ruas próximas. Até hoje, no entanto, o Judiciário não fez o julgamento. “A comunidade aguarda pela sentença. Essa questão exige o envolvimento de todos.”
(Por José Augusto Borowsky, Gazeta do Sul, 30/11/2007)