A prefeita de Esteio, Sandra Beatriz Silveira, assinou nesta quinta-feira (29/11) o convênio de saneamento com a Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano e com a Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados). O convênio é o primeiro passo para a assinatura do contrato de programa com a Corsan.
Segundo o diretor-presidente da companhia, Mario Freitas, a assinatura do contrato vai permitir a realização de importantes obras de esgoto sanitário no município. “Esteio possuía somente o contrato para o serviço de abastecimento de água, o que impedia os investimentos em esgoto. Com o novo contrato, vamos poder dar início a obras que irão praticamente universalizar o serviço de esgoto no município”.
Serão feitos investimentos no sistema integrado de esgoto de Esteio e Sapucaia do Sul na ordem de R$ 105 milhões, através de recursos do Orçamento Geral da União, obtidos com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Estávamos preparados com bons projetos quando o Governo Federal acenou com os recursos do PAC para investimentos em saneamento. Essas ações vão trazer muitos benefícios para Esteio, com a garantia de uma maior qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário Marco Alba.
A prefeita destacou que os recursos colocarão o município em situação destacada na área de tratamento do esgoto. Conforme Marco Alba, apenas 13% dos domicílios no Estado contam com o serviço de esgoto, a meta é elevar esse percentual para 30% em quatro anos. Em Esteio e Sapucaia do Sul, sistema integrado, o percentual é de 5% e com as obras vai passar para 58%.
Participaram da audiência o conselheiro presidente da Agergs, Alcides Saldanha, a conselheira Gertrudes Pelissaro e o chefe de gabinete da Secretaria, Juvir Costella.
(Ascom Governo do Estado do RS, 29/11/2007)