Aproveitar sobras de alimentos e de sucata pode garantir uma ceia inteligente e bonita
Sabe aquelas garrafas plásticas que você coloca no lixo e as cascas de fruta que seriam descartadas? Pois nas festas de Natal e de Ano Novo estes produtos podem se transformar em decoração ou em sobremesa. Uma ceia ecologicamente correta é o presente que o planeta merece.
Seguir o exemplo do Clube da Reciclagem, no Morro da Cruz, em Porto Alegre, é uma boa maneira para começar os preparativos com responsabilidade. Das mãos da coordenadora da iniciativa, Eva Fátima Paula, e de suas colegas, garrafas pet viram sofás, restos de tecidos são transformadas em toalhas de mesa, sacos de lixo em chapéus. São 52 mulheres que reaproveitam o que seria descartado.
– Ao criar objetos com sucata, todo mundo participa. Há envolvimento – revela Eva, adepta do artesanato.
A reciclagem pode ser feita em casa. Para preparar desde a alimentação até os arranjos de Natal, é possível dar um toque natural. O primeiro passo é enxergar novas possibilidades em objetos, ou até mesmo em pedaços de alimentos que seriam descartados.
As nutricionistas Ione Fabris e Vanessa Pellizzaro afirmam que é possível organizar um cardápio só com alimentos orgânicos ou com partes menosprezadas, como as cascas.
– É importante a alimentação sem agrotóxicos ou conservantes. O hábito causa menos doenças, reduz o consumo e a produção de remédios, minimizando os prejuízos ambientais – diz Ione.
Quem pensa que encontrar produtos orgânicos é uma tarefa difícil engana-se. Além de disponíveis nos supermercados, são vendidos, por exemplo, todos os sábados, das 6h às 12h, no Parque da Redenção, na Capital.
(Zero Hora, 30/11/2007)