O deputado Raul Carrion (PCdoB) realizou importantes encaminhamentos durante a sua participação na 3ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília. O parlamentar representa a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul no Conselho Estadual das Cidades e a União Nacional de Legislativos Estaduais (UNALE) no Comitê Técnico de Habitação do CONCIDADES.
A situação da ocupação Jardim Castelo, em Viamão, que tem mais de 500 famílias vivendo sob a ameaça de um despejo iminente, foi o tema de reunião intermediada por Carrion com o Ministro das Cidades Márcio Fortes. Participaram do encontro ainda representantes da SEHADUR, Secretaria de Habitação de Viamão, Conam (Confederação das Associações de Moradores), Fegam (Federação Gaúcha das Associações de Moradores), MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia) e a vereadora de Porto Alegre Maristela Maffei (PCdoB).
Foi entregue ao Ministro uma carta com exposição dos problemas enfrentados pela ocupação de cinco anos, juntamente com um pedido de apoio para evitar o despejo decretado pela Justiça e programado para janeiro próximo. Fortes sugeriu que fosse encaminhado ao Ministério um projeto formal para regularização das moradias e que fosse agendada uma reunião com a equipe técnica do Ministério. Carrion lembrou a urgênca da demanda. Carrion também agendou e acompanhou uma delegação com vereadores de todo o País, que solicitaram audiência com Fortes para apresentar demandas e definir ações.
Carrion participou também das discussões para a eleição do Conselho das Cidades e dos debates da plenária, que reuniu cerca de mil pessoas nesta quarta-feira (28). A Conferência, considerada o maior evento para discutir as questões ligadas ao desenvolvimento urbano do país, conta com cerca de 3 mil pessoas, entre delegados, observadores, autoridades internacionais e funcionários do Ministério das Cidades.
Raul Carrion presidiu a Comissão Especial de Habitação Popular e Regularização Fundiária, que encerrou os trabalhos em agosto. É relator da Subcomissão de mesmo nome, que atualmente dedica-se a grandes problemas habitacionais do RS. Organizou no Rio Grande do Sul a Frente de Parlamentares Estaduais pela Reforma Urbana.
(Por Isabela Soares, Agência de Notícias AL-RS, 29/11/2007)