Uma explosão atingiu na noite de quarta-feira o principal oleoduto que fornece petróleo bruto canadense para as refinarias do Meio-Oeste dos Estados Unidos, forçando a operadora Enbridge a interromper cerca de um quinto das importações norte-americanas. O problema fez com que os preços futuros da commodity tivessem uma forte alta.
Um dos quatro oleodutos terá que passar por reparos e vistorias, e o maior deles 'não deve' voltar a operar tão cedo, afirmou nesta quinta-feira Larry Springer, porta-voz da operadora Enbridge, com sede em Calgary.
As duas linhas menores ficam a centenas de metros do incêndio e parecem não ter sido afetadas, mas passarão por uma vistoria pouco antes de voltarem a operar, afirmou Springer por telefone.
Dois funcionários foram mortos no incidente, que aconteceu depois que um oleoduto foi fechado para averiguação de um pequeno vazamento. A explosão fechou a linha que transporta cerca de 1,9 milhão de barris por dia de petróleo bruto vindo do Canadá, o equivalente a 9 por cento do total da demanda de petróleo dos Estados Unidos.
Os preços dos contratos futuros de petróleo dos EUA chegaram a subir mais de 4 dólares por conta do acidente.
(
Jornal do Brasil, 29/11/2007)