Módulo içado ontem, construído em Cingapura, é o maior colocado na P-53 até agora
O içamento de um módulo de 1,4 mil toneladas para o casco da plataforma oceânica P-53 movimentou o canal do Porto Novo, na área do cais da área industrial da Quip, ontem. A operação, a maior realizada desde o começo do içamento de estruturas para a plataforma, envolveu dois guindastes de grande porte - Taklift 6 e 4, três balsas que deram suporte para fixação das bases dos guindastes, mais a balsa Giant 3, na qual estava a estrutura a ser içada. Os preparativos para a operação começaram por volta das 9h e, às 14h, teve início o içamento, concluído por volta das 18h, quando o módulo de transferência de óleo, construído em Cingapura, foi instalado sobre o casco.
Na operação, os dois guindastes levantaram o módulo de cima da balsa Giant 3, na qual ele estava. Em seguida, a Giant 3 se afastou, e os guindastes, cada um segurando a estrutura de um lado, aproximaram-se da plataforma, navegaram pela lateral da embarcação até a posição de descarregamento do módulo e largaram-no em cima da P-53. Segundo o gestor de Construção e Montagem da Quip S/A, Márcio Garcia, a operação ocorreu com êxito. Na última terça-feira, foi levantado e colocado na P-53 um módulo de gás, de 650 toneladas. Nesta quinta-feira, será içado um dos construídos pela Dresser no Rio de Janeiro, que é um módulo de compressão de gás, de aproximadamente 1,2 mil toneladas.
A previsão da Quip S/A, responsável pela construção de estruturas e integração destas sobre o casco da plataforma, é que esse processo de içamento e instalação de módulos se estenda até 15 de dezembro.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 29/11/2007)