A gigante mineradora Vale do Rio Doce, que participou das licitações para a exploração de petróleo e gás natural desta semana, disse que o propósito da sua incursão nessa área é a "proteção" contra a escassez de recursos para o seu consumo interno.
A companhia anunciou nesta quarta-feira investimentos de US$ 40 milhões para a exploração dos blocos leiloados na nona rodada de licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A gerente de Energia da Vale, Vania Somavilla, explicou que a intenção da companhia é garantir o fornecimento de gás para as suas atividades. E descartou a possibilidade de a empresa se transformar numa produtora de combustíveis.
"A Vale não tem a intenção de ser uma empresa de gás. Nosso objetivo é proteção, da mesma maneira que entramos no mercado de energia", comentou.
Os blocos adquiridos pela Vale estão no Maranhão, onde a empresa têm suas principais unidades de mineração. A exploração será em conjunto com a Petrobras, que se encarregaria de maneira exclusiva de explorar petróleo, caso seja descoberto.
"A energia é uma questão estratégica para a companhia", afirmou Somavilla.
(Agência
G1, 29/11/2007)