O agricultor Osvaldo das Chagas Lima, 46, morador da ilha de Santo Afonso, zona rural de Manacapuru ( a 85 km de Manaus), localizou um novo foco de gás na ilha onde mora. A notícia da aparição de gás em uma praia do rio Solimões localizada em frente a sede do município chamou atenção do agricultor.
"Foi através daquela notícia que saiu no jornal, que eu percebi que aqui no meio terreno tinha um buraco desde o ano passado que roncava na terra, então eu toquei fogo e pegou, aí vi que também era gás. E agora eu estou levando ao público para que as autoridades possam ver que medida pode ser tomada. Esse fenômeno acontece aqui desde o ano passado só que eu não sabia que era gás" relatou.
Com um jeitinho brasileiro, seu Osvaldo está aproveitando o gás que brota perto de sua residência e está transformando o fenômeno em benefício para a família. "Eu comprei um tambor de 200 litros, abri o fundo aí adaptei um tubo na tampa do tambor, depois cavei a terra e enterrei o tambor, aí botamos o barro em cima para acumular o gás e hoje dá até para agente aproveitar o fogo. Dá para cozinhar feijão, bodó e o que for necessário". Comentou.
Gás analisadoPor ser uma área de várzea a ilha é utilizada por 68 famílias moradoras da sede do município e comunidades vizinhas, para cultivo de fibra, mandioca, melancia e hortaliças. Seu Osvaldo mora no local há seis anos, com ele somam dez o número de famílias que residem na ilha.
O proprietário da área disse que espera que, após a divulgação dessa notícia, o novo foco de gás localizado em sua área, possa ser visitado pela autoridades da área. Para o secretário de Meio Ambiente do município Daniel Guedes, esse novo fato reforça a existência de gás natural na região.
Segundo ele uma mostra do gás localizado pelos pescadores foi encaminhado para ser analisados pelos órgãos competentes. "Nós encaminhamos informações para o ministério de Minas Energia, para a Petrobrás e Agência Nacional de Petróleo para análise. Vamos aguardar a analise desse material, para que a gente possa ter certeza da quantidade de gás ali existente, o certo é que o gás agente já sabe que é metano e as perspectivas são boas". explicou.
(Por Adauto Silva,
A Crítica, 28/11/2007)