O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu nesta quarta-feira (28/11) cinco balsas utilizadas por garimpeiros para a retirada ilegal de diamantes da represa de Marimbondo, no Rio Grande, na região de divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. As informações são da assessoria de imprensa do Ibama.
As balsas são usadas para transportar cascalho retirado por dragas do fundo da represa, onde ficam depositados os diamantes. De acordo com o coordenador da operação do Ibama, Luiz Antônio Lima, o número de balsas utilizadas pelos garimpeiros pode chegar a mais de 15. E os diamantes encontrados na região eram vendidos pelos garimpeiros por até R$ 60 mil. O destino final das pedras são os mercados da Europa e Ásia.
Participam da operação, comandada pelo Ibama, cerca de 100 homens, dois helicópteros e quatro lanchas. A Marinha, a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Produção Mineral dão apoio às ações, que devem continuar nos próximos dias, a partir do Porto de Areia do Takeo, em Guaraci (SP), onde fica o comando da operação.
(Por Bruno Bocchini, Agência Brasil, 28/11/2007)