Estamos na primavera e o calor está intenso. Vai o vento, vem o vento, flores se espalham nas calçadas, alguma poeira e alguns detritos também, mas qual a razão para pegar furiosamente uma mangueira, com água potável do
DMAE, cujo custo é enorme, para lavar tudo isto?
Uma vassoura não bastaria? Depois se juntaria tudo, colocar-se-ia no lixo adequado. Mas não... com a fúria da água vai tudo para o meio fio e fica trancado na primeira boca de lobo que encontrar.
O carro precisa estar limpinho. Sim, mais limpinho ainda para pegar uma maresia numa praiazinha do nosso litoral. Então, para desestressar, vamos pegar uma mangueira e meter água neste carro, afinal tem que tirar a craca. Será que um balde, com jeito adequado, não seria mais lógico, mais barato? Certamente, não haveria tanto e tanto desperdício de água.
Qual a campanha que o nosso Departamento Municipal de Águas e Esgoto - DMAE - está fazendo? Não vi nada. Mas poderiam ser utilizadas as polpudas verbas publicitárias que a Prefeitura de Porto Alegre está gastando para pedir que as pessoas ligassem para o 115, denuncianbdo as fugas de água, os canos arrebentados, os hidrantes estragados.
A CORSAN está fazendo uma campanha milionária na mídia, como se o governo do Estado estivesse com os cofres atopetados de grana, como se o dinheiro das obras fossem da governadora, quando nós sabemos que é dinheiro federal essencialmente. Mas se esquece o chamamento para poupar água, para não desperdiçar.
O que se passa na cabeça de nossos gestores públicos? De que adiantam discursos em defesa do Meio Ambiente, de que adianta festejar o Dia da Água a cada 22 de abril? Se no mesmo dia ou no dia seguinte, se lava a calçada com água tratada, se lava o carro do mesmo jeito. Será que não existe aprendizado?
Parece que não temos governantes. É a mesmice. Não têm projetos ousados para mudar hábitos, preservar a Natureza, poupar água, energia. Não detone com a Natureza neste verão: POUPE ÁGUA! Ela vai faltar.....
(Por Adeli Sell, texto enviado por E-mail, 23/11/2007)
Adeli Sell é vereador, líder da Bancada do PT, na Câmara Municipal