A famosa iluminação de Natal da Avenida Champs-Elysées, em Paris, foi feita pela primeira vez com lâmpadas ecológicas, que consomem bem menos energia elétrica do que as utilizadas nas decorações dos anos anteriores. Segundo cálculos da Prefeitura, o consumo de energia da iluminação deste ano será 70% menor do que nos anos anteriores, embora o número de lâmpadas utilizadas seja bem maior. No total, um milhão de lâmpadas foram instaladas nas 415 árvores da Champs-Elysées - oito vezes mais do que nos últimos anos.
Cada árvore foi decorada de forma diferente nos 2,4 km que ligam a Praça da Concórdia ao Arco do Triunfo. Em 300 foram instalados cristais com fios luminosos, que lembram estalactites penduradas nos galhos e têm um efeito visual como o do brilho de estrelas cadentes. A decoração do restante das árvores possui lâmpadas com flashes que cintilam durante toda a noite. A iluminação, inaugurada na noite de segunda-feira (26), foi realizada com diodos (componentes eletrônicos formados por semicondutores) que consomem bem menos energia elétrica.
A tecnologia utilizada nesta nova iluminação, que leva em conta preocupações ecológicas, permitiu reduzir o consumo de energia para 100 quilowatts-hora, em vez dos 1,98 mil quilowatts-hora consumidos no ano passado. A decoração natalina da Champs-Elysées, uma das avenidas mais famosas do mundo, ficará exposta até meados de janeiro, quando começam as liquidações de inverno nas lojas de Paris. Entre 300 mil e 500 mil pessoas circulam diariamente pela Champs-Elysées.
(Estadão Online,
Ambiente Brasil, 28/11/2007)