A Coordenadoria de Agroextrativismo (CEX) da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Extrativismo realiza, está promovendo até sexta-feira (30/11), no hotel Bay Park, em Brasília, um Seminário de Gestão de Projetos para capacitar as pessoas responsáveis pelos 36 projetos aprovados entre os últimos meses de julho e outubro. São projetos realizados em todas as regiões do País por entidades legalmente constituídas (sindicatos, associações, cooperativas, etc.) que receberam aportes entre R$ 5 mil e R$ 100 mil para apoio à produção (coleta, beneficiamento e comercialização de produtos extrativistas), fortalecimento institucional (construção de sede, aquisição de maquinário, etc.) ou de capacitação de pessoal.
Duas pessoas indicadas por cada projeto vão receber capacitação de gestão. Numa espécie de mutirão que envolverá a equipe técnica da Coordenadoria de Agroextrativismo que abordarão questões relativas à execução técnica e financeira dos projetos. Os participantes aprenderão desde como preencher notas fiscais e recibos, como planejar e executar projeto para garantir o cumprimento de prazos e a execução das metas estabelecidas até a fase final de prestação de contas dos recursos recebidos.
"O objetivo é municiar as comunidades dos conhecimentos e conteúdos necessários para torná-las aptas a gerir integralmente suas atividades", explica a técnica da CEX Anny Gomes Neves, uma das organizadoras do evento.
(Por Lúcia Leão, Ascom MMA, 27/11/2007)